Por Mônica Kikuti – Fundado por um imigrante italiano, o Grand Hotel Minas – Wine & Spa (antigo Grande Ho- tel Pocinhos), localizado no distrito de Pocinhos do Rio Verde, abriu suas portas em 1886, recebendo tropeiros e viajantes que passavam pela região. Teve ao menos qua- tro donos antes de chegar às mãos do empresário Elias Guimarães Borges e sua es- posa, Rossana. Administran- do o local há 27 anos, eles começaram a desenvolver, em 2009, um grande proje- to de reestruturação. Foram investidos R$ 4 milhões no projeto, que modernizou a estrutura do Grand Hotel, transformando a majesto- sa construção em um lugar que mescla a so sticação e o bem receber a um ambiente familiar e aconchegante.

“O hotel funcionou até setembro de 2011 e depois começaram as obras, que se estenderam até o m do ano passado. Foi uma grande reforma. Adaptamos os es- paços e as camas, por exem- plo, que antes eram mais es- treitas. Usamos madeira de demolição para remeter ao antigo e também estarmos ecologicamente corretos”, conta o proprietário Elias Borges, 61, dizendo que grande parte do mobiliário antigo foi preservada na decoração.

Prezando pela qualidade da culinária local, o próprio Elias e a esposa também não descuidam da cozinha e ins- pecionam tudo o que é servi- do. “Não é permitido o uso de temperos industrializados, por exemplo. É tudo natural. Queremos oferecer uma co- mida mais caseira possível e sempre fresquinha”, destaca Borges, que aprendeu alguns segredinhos com sua mãe.

Aliás, vale a pena provar a salada de pinhão e trigo, além do requeijão caseiro e os pães de queijo sempre quentinhos, servidos no café da manhã.

Massagens e muito conforto em um único lugar

Operando atualmente em soft openning, o Grand Hotel dispõe de 68 quartos, equipa- dos com frigobar, cofre, telefone e TV acabo. Até o meio do ano deve estar com toda sua estrutura em pleno funciona- mento, como o Spa, que vai oferecer massagens e banhos sulforosos em águas termais, além de uma cave e um bistrô com gastronomia internacio- nal. “Vamos receber não só os nossos hóspedes, mas outros visitantes poderão utilizar esta estrutura”, revela o pro- prietário Elias Borges.

Tendo recebido ilustres como o ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954), o Grand Hotel vai inaugurar uma su- íte presidencial com o nome do político. Mas, como o ho- tel é cercado de uma área verde e uma paisagem pri- morosa, durante a estadia o turista também vai poder encontrar visitantes inusita- dos como saracuras, jacus, cervos e macacos.