Conheça Pocinhos do Rio Verde – Estância Hidromineral de Caldas – MG
Pocinhos do Rio Verde é uma Charmosa Estância Hidromineral do Sul de Minas, possui fontes de águas medicinais em meio a paisagem exuberante o quê proporciona aos visitantes um ambiente de muita tranquilidade e bem estar, além de possuir atrativos históricos e culturais.
BELEZAS NATURAIS
Belezas naturais, silêncio e ar puro. Estar em Pocinhos do Rio Verde é um convite ao descanso, à contemplação e ao contato consigo mesmo.
CACHOEIRAS
CACHOEIRA DA MARGARIDA
A Cachoeira da Margarida está localizada no Rio Pardo e possui uma queda com aproximadamente oito metros de altura. Antecedendo a queda, tem um pequeno poço, seguido de corredeiras, entre grandes blocos de pedras. O volume de água é bastante significativo, formando uma correnteza forte, não sendo, portanto, o local propício à natação. Após a queda, encontra-se um lago bastante profundo e pedregoso.
Distância ao Centro: 22 Km
Como Chegar: Alameda Dr. Nelson de Paiva, BR-459 (sentido Pouso Alegre), entrar à esquerda na estrada de terra para São Pedro de Caldas, indo em direção à fins dos Campos por mais 16 km. Andar a pé em torno de 15 minutos em estrada e trilha.
CACHOEIRA DA RAPADURA
A Cachoeira da Rapadura está localizada no Rio Capivari e fica aproximadamente a 25 km da cidade de Caldas. O acesso é complicado devido à falta de sinalização local e ao trecho de chegada, que é muito íngreme e deve ser acompanhado por um guia local. Conta-se que o nome da cachoeira deve-se à alimentação dos tropeiros que aí faziam paradas.
O local está em propriedade particular, sendo necessária autorização para visitá-lo.
Como Chegar: BR 459 sentido Pouso Alegre, percorrendo 6 km neste trecho asfaltado. Em seguida, entrar à esquerda na estrada de terra para São Pedro de Caldas indo em direção a Fins dos Campos por mais 19 km. A estrada vai até 100 metros da cachoeira.
CACHOEIRA DO CAPITÃO
Localizada no bairro Fazenda do Engenho, a Cachoeira do Capitão possui uma queda de aproximadamente 15 metros de altura. Mais acima pode-se observar outra bancada, com uma queda de aproximadamente nove metros. As duas bancadas possuem uma queda principal e um braço lateral, além de pequenos degraus que favorecem uma mini cascata.
Existem pedras no decorrer do seu leito, o que impossibilita o nado. A vegetação circundante é bastante diversificada, possuindo várias espécies de flora. É a água desta cachoeira que abastece a cidade.
Distância ao Centro: 1 Km
Como Chegar: Partindo da Praça Paiva de Oliveira, passando pela praça Mello Viana, praça Paulino Figueiredo, praça da Bandeira, entrando na rua Expedicionário Miguel Rachid, em uma estrada de terra, sentido chácara do Engenho.
CAPELA DE SANTA BÁRBARA – PEDRA DO CORAÇÃO
A Pedra do Coração está localizada dentro da Reserva Biológica da Serra da Pedra do Coração e abriga a singela Capela de Santa Bárbara.
A uma altitude de 1.350 metros, é interessante observar a formação rochosa em forma de coração, além da bela vista panorâmica da cidade de Caldas.
Como Chegar: Seguir pelas ruas Dr. Vital Brasil, Capitão Pio da Silva, Capitão Augusto Ribeiro e pela estrada de terra em direção à Reserva da Serra da Pedra do Coração. Chega-se a trecho pavimentado de aproximadamente100 metros até a trilha que dá acesso à capela.
CASCATA ANTÔNIO MONTEIRO
Localizada no rio Verde, a cascata possui uma barragem construída, que forma uma pequena queda, seguida de uma piscina natural de fundo pedregoso, perigosa para banhos. Logo após, há a queda principal com, aproximadamente, 10 metros de altura.
As margens são excelente opção de entretenimento com áreas para churrasqueiras, vários bancos de descanso e trilhas para passeios, além de pequenos mirantes e seis duchas naturais das águas frias e esverdeadas do rio Verde.
Como Chegar: Saindo da Praça Paiva de Oliveira, seguir rua Dr. Vital Brasil, Avenida Jerônimo da Silva Loures e Avenida Rio Verde. Após o balneário, seguir em estrada de terra por aproximadamente dois quilômetros até a cascata.
CACHOEIRA DOS DUENDES
A cachoeira está localizada entre Pocinhos e a Pedra Branca. No local, há uma linda mata ciliar, de onde é possível ter uma vista privilegiada da Pedra Branca e da mata nativa atlântica.
OUTROS ATRATIVOS
PEDRA BRANCA
Com mais de 1.800 metros de altitude, o local atrai aventureiros, amantes da natureza e pesquisadores para suas grutas, cavernas e formações rochosas.
A vista panorâmica é de tirar o fôlego – assim como a subida de 1 hora e meia a pé – e é considerado um dos cartões postais mais belos do Sul de Minas. No caminho, vale a parada para conhecer a Cachoeira dos Duendes.
MORRO GRANDE
O Morro Grande é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural pertencente à Companhia Brasileira de Alumínio. A reserva representa as formações vegetais da região, recoberta por campos naturais de altitude e mosaicos de Mata Atlântica.
O local é um referente centro de educação ambiental e ecoturismo da região.
PEDRA DO TRIPUÍ
Um dos maiores corpos de pedra do Brasil, com altitude variando entre 1.500 e 1.700 metros, o local é indicado para aqueles que buscam paz de espírito. Também é possível encontrar grutas e plantas rupestres acerca do local, indicado para amantes da natureza e aventureiros.
AREIÃO E BACIÃO
São dois pontos localizados no rio Soberbo. O primeiro, deve-se a uma curva fechada do rio, tendo em suas margens uma areia grossa que adentra o Soberbo, sendo propício à natação.
Já o Bacião se refere à uma queda d’água formada pela rio após sua queda de 05 metros, aproximadamente. Devido à profundidade do local, recomenda-se muito cuidado ao entrar no rio.
CULTURA
FESTA DO BISCOITO
A Festa do Biscoito é uma tradição de Caldas. Durante o evento, diversas barraquinhas são montadas no Parque Balneário Dr. Reinaldo Pimenta de Oliveira. A história da festa se resume em uma herança do tempo dos escravos, que coziam os biscoitos para comê-los. Com o tempo, o biscoito feito com o polvilho, acabou por fazer sucesso também entre os senhores e tornou-se uma tradição das fazendas da região, que faziam o biscoito durante os finais de semana e nas festas.
A festa é realizada na segunda quinzena do mês de julho, durante os finais de semana, e conta com uma programação que inclui shows, bingos, espetáculos de dança, feira de artesanato, além de dezenas de doces e queijos famosos produzidos em Caldas.
ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E CULTURAL POCINHOS VIVO
Associação com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico, ambiental, turístico e cultural do município de Caldas, priorizando o bairro de Pocinhos do Rio Verde, em harmonia com as questões ambiental e de preservação da região, visando também melhoria da qualidade de vida de seus moradores.
VINHO
Caldas é a segunda maior cidade produtora de uvas do Sul de Minas e a quarta maior do Estado com 151 hectares e produção de 955 toneladas de uva.
Caldas é a segunda maior cidade produtora de uvas do Sul de Minas e a quarta maior do Estado, com 151 hectares e produção de 955 toneladas de uva. Pouca gente sabe que a região Sul de Minas Gerais foi uma das pioneiras e mais importantes produtoras de vinho do Brasil durante muito tempo.
Os primeiros vinhedos foram instalados em 1860 como uma alternativa ao plantio de café – a cultura mais tradicional do Sul de Minas – especialmente nos municípios localizados na parte mais alta da região. Em Caldas, os cafezais não eram tão produtivos por causa da altitude de 1.200 metros e as frequentes geadas. Em compensação, o clima frio, a localização privilegiada próxima aos grandes centros urbanos e a tradição cultural dos imigrantes contribuiu para que vinhedos e adegas fossem difundidos.
EPAMIG – EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS
Em Caldas, você encontra duas representações da EPAMIG. Uma delas é o Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, criado para dar suporte à Fazenda Experimental e responsável pelo desenvolvimento das estratégias de pesquisas da regional Sul. É lá que se encontra também a única adega enológica experimental do sudeste brasileiro, onde os pesquisadores analisam a adaptação do cultivo da uva na região e suas oportunidades de aprimoramento.
A fazenda experimental trabalha com o processamento agroindustrial, método de pesquisa voltado à vitivinicultura (uva e vinho), elaboração de vinhos experimentais, produção de mudas de videiras e análises laboratoriais de uvas e vinhos.
O espaço também promove eventos relacionados ao tema, como palestras e workshops, ampliando a oportunidade do público de se inserir no mundo dos vinhos.
SAÚDE
CRATERA DO VULCÃO
De acordo com os geólogos, Pocinhos está situada dentro da cratera de um vulcão extinto, de cem quilômetros de diâmetro, o que explica a presença de metais radioativos e de zircônio. A área é de extrema importância para a saúde, pois nela estão as raras águas sulfurosas de Pocinhos do Rio Verde, de grande potencial curativo, que eleva Caldas à categoria de Estância Hidromineral.
Segundo conta a história, Getúlio Vargas ia a Pocinhos para tratar de suas enfermidades e se hospedava no “Grande Hotel”, monumento dos tempos grandiosos do passado.
PARQUE BALNEÁRIO DR. REYNALDO DE OLIVEIRA PIMENTA
Situado em ambiente muito agradável, o balneário se encontra cercado por muitas espécies de árvores, plantas e flores variadas. Próximo ao parque estão as fontes: São José, Samaritana e Rio Verde. Possui, também, pista de cooper e uma grande piscina de água mineral (atualmente desativada). Dispõe de belas salas de sauna a vapor e de banhos de hidromassagem e imersão. A temperatura da água é de 37° C. O tempo para os banhos deve ser de 15 minutos, sendo que na sauna, o tempo é determinado pelo turista. (Fonte: Portal Turismo Brasil).